Páginas

 

Educação Literária e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância

O presente material didático é fruto do resultado das pesquisas realizadas pelo projeto LEITURA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ação docente para o ensino e aprendizagem online e presencial, que foi classificado e aprovado por meio do EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL IV PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) - Impactos da Pandemia” EDITAL Nº 12/2021. Entre os autores constam docentes e discentes do PPEdu e das IES parceiras.

 

Link para a Publicação

 


Teorias da Educação - Vol 3

E-book produzido no contexto da Disciplina Teorias da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado da Universidade Estadual de Londrina. Envolve discussões potentes à luz de diversos teóricos da educação e, expressa um trabalho de estudo, produção escrita e debate pelos estudantes de Doutorado. Esperamos que possa ser prestigiado pelo pares, bem como amplamente divulgado. Contamos com a colaboração de todos e, desde já, registramos nosso agradecimento ao Programa por nos permitir ofertar a disciplina e desenvolver esse produto com os doutorandos.

 

Link para a Publicação

 


Anais do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial

Os Anais do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial apresentam os resumos expandidos encaminhados para as seções de comunicações orais do referido evento que ocorreu no dia 11 de abril de 2023. O referido evento é um desdobramento do Projeto de Pesquisa interinsticional intitulado: “Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial”, financiado e vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o EDITAL Nº 12/2021, Pós-Graduação (PDPG) - Impactos da Pandemia", cujo número do processo é 88887.694214/2022-00.

Tal projeto envolve diversos pesquisadores, sendo um desdobramento das ações realizadas pelos Grupos de Pesquisas e Estudos coordenados por docentes dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Programa de Pós-Graduação em Educação - Campus Presidente Prudente (UNESp), Programa de Pós-Graduação em Educação - Campus Marília (UNESp), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação de São João del-Rei (UFSJ), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que se propuseram a investigar e compreender de que forma ocorreram as práticas pedagógicas que envolvem a leitura na Escola da Infância (0 a 10 anos) bem como, as práticas exitosas e não exitosas que ocorreram durante a Pandemia da COVID-19 e/ou diretrizes desenvolvidas, com vistas à formação de leitores pelos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Tratou-se de um momento rico de desenvolvimento de pesquisas, com a participação de estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado, graduação, iniciações científicas e residência pedagógica em que puderam dialogar, trocar experiências e conhecer o que se está pesquisando em outras regiões do país.

Houve participações de estudantes de vários programas de Pós-graduação em Educação, a saber: Programa de Pós-Graduação em Educação Campus Marília – UNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação Campus Presidente Prudente – UNESP; Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal de Rondonópolis); Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – UFMA; (Universidade Federal do Maranhão); Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSJ; Programa de Pós-Graduação em Educação – UFAL; e, Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL, como o proponente.

A temática presente nesse Anais vislumbra as pesquisas originárias desse projeto interinstitucional como: leitura, literatura, leitura literária, ato de ler, atividades de estudo, consciência fonológica e gráfica.

Deseja-se a todos um excelente material para pesquisar e poder dialogar com seus pares.

Aproveitamos para agradecer a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) pelo apoio financeiro para que este evento pudesse se tornar realidade.

Boa leitura a todos!

Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco

Coordenadoras do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial

Link para a publicação

 


Teorias da Educação: pensadores e caminhos para a educação básica 

Apresentação

Dizem que o sorriso sincero vem de uma criança que brinca e reencontra alguém querido. Posso dizer que receber um convite também fez surgir em meu rosto um sorriso! Ser honrada e ter o nome escolhido para falar de artigos tão bem estruturados e científicos é muito significativo. Ser abrilhantada com os estudos originários e a docência de Adriana Regina de Jesus indica o quão valioso foi o caminho acadêmico realizado para que possa contribuir com a apresentação de um e-book. Essa realização pessoal e em conjunto só se engrandeceu pela amizade. Milton Nascimento e Fernando Brant já mencionaram que “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito na “Canção da América”. Assim vou registrar o brilhantismo que esse e-book leva para a docência de futuros professores e pesquisadores da Educação Superior.

Trata-se de artigos científicos resultados de uma disciplina de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina intitulada “Teorias da Educação”. Juntos poderemos observar estudantes do doutorado em conjunto com seus orientadores e a professora regente escrevendo sobre pesquisas e pesquisando sobre autores renomados nas mais diversas áreas da educação.

O primeiro capítulo, DEVIRES EDUCACIONAIS DO PENSAMENTO, VIDA E OBRA DE JOHANN HERBART: SUA IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO, de Farias, Veríssimo, Furlan e Silva destacaram a importância do pensamento do filósofo, pedagogo e psicólogo Johann Herbart para a Educação, com destaque na educação brasileira. O Capítulo II, VIDA, OBRAS E AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO, de Casagrande, Oliveira, Franco e Murato foram destacados alguns aspectos informacionais acerca da vida e obra, contexto vivenciado, teoria e as contribuições que John Dewey atribuiu ao campo da educação.

O Capítulo III, COMPREENDENDO ELEMENTOS DO PATRIMÔNIO CIENTÍFICO DE VYGOTSKY À LUZ DA METÁFORA A ÂNCORA E O BARCO, Ferreira e Conceição Filho demonstraram elementos do patrimônio científico de Vygotsky à luz da metáfora da âncora e do barco, no sentido de contribuir no processo de formação continuada de professores e professoras.

O Capítulo IV, LEONTIEV E DAVYDOV: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO, de Pizzol, Ferreira e Mello debruçaram-se acerca do desenvolvimento humano sobre os escritos de Leontiev e Davydov. No Capítulo V, JEAN PIAGET: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO de Rufato e Mauricio apresentaram estudos da Teoria da Epistemologia Genética, que destaca que o conhecimento se dá por descobertas realizadas pela própria criança.

No capítulo seguinte, Silva, Souza, Faustino e Furlan debateram no artigo UM OLHAR AMPLIADO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU: A VIVÊNCIA ESCOLAR E A CARACTERIZAÇÃO DO HABITUS o olhar pedagógico em relação a teoria de Pierre Bourdieu no que condiz a caracterização do habitus em relação à vivência escolar voltadas às práticas de objetivação e subjetivação dos sujeitos escolares.

No Capítulo VII, PAULO FREIRE E SEU LEGADO HUMANO, FILOSÓFICO E PEDAGÓGICO Cebelia, Fucuhara, Muraro e Oliveira apresentaram o renomado autor brasileiro Paulo Freire e sua trajetória em vida, obra e sua relevância para a educação.

PENSANDO A EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO HUMANA: DERMEVAL SAVIANI E OS PRECEITOS BASILARES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA de Moura, Araújo, Chingulo, Jesus e Barros é o próximo capítulo que apresentou a vida do filósofo Saviani e os preceitos basilares constituintes da Pedagogia Histórico-Crítica que foi propagada e consolidada como um dos paradigmas educativos mais bem elaborados acerca da educação para a formação humana dos sujeitos.

No Capítulo IX, JÖRN RÜSEN E O ENSINO DE HISTÓRIA: PLANEJANDO UMA AULA A PARTIR DE SUAS CONTRIBUIÇÕES, de Santos e Santos apresentaram a vida do filósofo e historiador alemão Rüsen e suas reflexões voltadas à teoria e ao Ensino de História, em uma relação intrínseca entre a História e a Vida.

Para fechar o e-book, o Capítulo X, trouxe o artigo NORBERT ELIAS: APONTAMENTOS PARA PENSAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS, de Guarnieri, Souza, Cardozo e Honorato sobre a reflexão dos processos educativos a partir da abordagem sociológica figuracional e da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias.

Para finalizar essa apresentação que foi gerada a partir de trechos dos artigos mencionados, podemos expor que a disciplina Teorias da Educação, ministrada pela Dra. Adriana Regina de Jesus foi esplendorosa, no sentido de abarcar autores renomados na área da educação que são fontes de pesquisas primárias desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, o que significa que a docente ao convidar para a escrita desse e-book não negou esforços para poder compor as pesquisas que darão frutos futuros, em especial, valorizando cada pesquisa e cada orientador com seus respectivos projetos de pesquisa.

Assim, considero-me privilegiada por poder ler de antemão uma obra resultado de todo o conhecimento desenvolvido em uma disciplina e a confiança a mim dada. Desejo, assim, uma boa leitura e que essa leitura seja um verdadeiro ato de ler!

LInk para a publicação

 


PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação Inicial na Universidade Estadual de Londrina

Este livro intitulado PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação Inicial na Universidade Estadual de Londrina é fruto de atividades desenvolvidas nos Programas Institucionais iniciados em outubro de 2020, momento de uma crise pandêmica que assolou o mundo inteiro, e tem como proposta a apresentação de textos acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Trata-se de atividades práticas que inserem o profissional no ambiente no qual irá atuar, dando a oportunidade de conhecer toda a dinâmica que envolve a construção do conhecimento, com a visualização dos métodos e recursos tecnológicos utilizados pelo professor e as respostas dos alunos aos processos de ensino e de aprendizagem. No cenário de mudanças de paradigmas que vem ocorrendo nas últimas décadas, as atividades desenvolvidas nos Programas – em especial acerca da Alfabetização - vem se ampliando à medida que se concretiza a importância da formação docente para a melhoria da educação. O presente livro pretende, portanto, focalizar as práticas pedagógicas de alfabetização, considerando que se deve investir de forma mais efetiva na formação do docente, dada à delimitação e caracterização das especificidades da docência. Os estudos e produções textuais foram originários de vivências formativas dos estudantes bolsistas do PIBID e Residência Pedagógica, assim como dos supervisores e preceptores de escolas municipais da cidade de Londrina, em que desenvolveram textos com alguns exemplos práticos dessa realidade vivenciada, possibilitando assim proporcionar reflexões aos leitores que se preocupam em como fazer e atuar de forma consciente na sala de aula. O livro visa apresentar e compartilhar textos de vivências formativas em diversos espaços para poder dialogar e trocar experiências de trabalhos educativos. Esperamos que este livro cumpra a sua função: compartilhar trabalhos e pesquisas desenvolvidos de estudantes bolsistas dos Programas PIBID e RP, expondo ao leitor a valorização para a formação do futuro professor.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Organizadores

Adriana Regina de Jesus Santos
Dirce Aparecida Foletto de Moraes
Luiz Gustavo Tiroli
Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Sandra Aparecida Pires Franco

Link para a publicação

 


Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançou no período de março a junho de 2021, o Edital PPEdu/UEL Nº 08/2021, aos discentes do mesmo programa convidando-os a organizar coletâneas e publicar textos de conteúdos científico-acadêmicos.

Nós, como discentes aceitamos a proposta de concorrer ao edital e propomos a obra: “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”, e estendemos o convite a comunidade acadêmica e docentes da Universidade Estadual de Londrina e de outras instituições públicas e privadas de ensino.

Ao longo de todo o processo de elaboração da coletânea, recebemos muitas contribuições de docentes, pesquisadores, discentes e egressos do PPEdu preocupados e desejosos de registrar também suas reflexões acerca do tema.

É uma honra apresentar o livro: “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”, constituindo-se de cinquenta capítulos, com cinco seções.

Neste sentido, o livro “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade” foi composto por várias mãos, mãos estas que deixam seus registros acerca dos desafios educacionais e curriculares num período de pandemia e instabilidade econômica e política, revelando o quanto o currículo é um campo de disputas e de perspectivas filosóficas, históricas, políticas e culturais de educação, no processo de formação docente.

E no meio desse processo de lutas, resistências e ressignificações encontra-se as práticas pedagógicas e os relatos de experiência como respostas às questões da atualidade dos saberes/ fazeres docentes.

Ao trazer importantes contribuições de todos os pesquisadores/professores e estudantes com seus estudos, suas pesquisas e os seus relatos, almeja-se instigar e refletir sobre nós mesmos enquanto docentes e o quanto podemos ser resilientes em nossas práticas, mantendo a esperança de dias melhores e como dizia Paulo Freire (1992):

[...] é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo [...] (1992, s/p).

Com essa esperança de uma construção coletiva de uma educação pública e de qualidade, agradecemos a todos/as que partilharam suas escritas e, sobretudo, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que possibilitou a feitura desta obra ímpar e singular.

Desejamos uma boa leitura!!!

Angélica Lyra de Araujo
Luiz Gustavo Tiroli
Adriana Regina de Jesus dos Santos

Link para a publicação

 


Publicação: Currículo, formação e trabalho docente

A presente coletanea intitulada Currículo, formação e trabalho docente: relatos de experiência, tem como proposta a apresentação de textos que compartilham resultados das pesquisas acerca da temática e suas implicações no contexto formativo da Educação Básica e Educação Superior. Trata do objeto de estudos do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente, cadastrado na Plataforma do CNPq.

O Grupo de pesquisa é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade de Evora, Pontifici Universidade Catolica do Parana e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem como objetivo compreender o contexto do Currículo, da Formação e Trabalho Docente, categorias que pressupõem permanente exercício de problematização no que se refere a práxis pedagógica. Para tanto, a partir da contribuição de pesquisas e elaborações sobre a temática em nosso país e que enriquecem a literatura da área, lançamos novo olhar, atento para o interior dos espaços formativos e que permitem reconhecer práticas que se revelem promissoras e estimuladoras de políticas curriculares.

Desejamos que a leitura da obra seja um fio condutor que revele promissoras e estimuladoras discussões das políticas curriculares.

Adriana Regina de Jesus
Claudia Chueire de Olivera
Luiz Gustavo Tiroli
Nathalia Martins Beleza
Rafael Bianchi Silva

 Lin para a publicação


Publicação: As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica

Este livro intitulado As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica tem como proposta a apresentação de textos elaborados pelos pós-graduandos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina em decorrência da disciplina Teorias da Educação, ministrada pelas docentes do Programa professoras doutoras Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco.

A disciplina abordou estudos acerca das teorias e práticas pedagógicas em diferentes momentos de nossa história brasileira.

O contexto das matizes pedagógicas coloca-nos em contato direto não apenas com as fontes e escritos daqueles que nos antecedem, mas sobretudo, com o conhecimento construído historicamente, apontando dessa maneira que a educação sempre ocupou um lugar de suma importância na formação de um povo. Em todas as épocas a educação foi objeto de imensas preocupações, isto porque, educar, ensinar ou instruir, se configura num dos exercícios humanos que mais promove a sociabilidade e igualdade.

O livro foi organizado em 7 capítulos, mantendo um percurso cronológico sobre as teorias apresentadas, as quais estão estreitamente interligadas por seus estudos, mas principalmente por sua contribuição científica e temporal à educação, considerando suas peculiaridades locais, políticas, econômicas e sociais.

Sumário

Apresentação

  • Sandra Aparecida Pires Franco
  • Adriana Regina de Jesus Santos
  • Luiz Gustavo Tiroli

Prefácio

  • Wendell Fiori de Faria

Capítulo I

A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E SEUS PROCESSOS SEGUNDO JOHANN FRIEDRICH HERBART

  • Natasha Yukari Schiavinato Nakata
  • Flávia Regina Schimanski dos Santos
  • Marta Regina Furlan de Oliveira

Capítulo II

AS TEORIAS DE JOHN DEWEY E AS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO

  • Bruna Ester Gomes Yamashita
  • Erica da Silva Xavier

Capítulo III

O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS PERSPECTIVAS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E TEORIA SOCIAL COGNITIVA: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

  • Débora Menegazzo de Sousa Almeida
  • Sidney Lopes Sanchez Júnior

Capítulo IV

PIERRE FÉLIX BOURDIEU E JEAN-CLAUDE PASSERON

  • Aline Oliveira Gomes da Silva
  • Gabriela da Silva Sacchelli

Capítulo V

REPRODUÇÃO E EDUCAÇÃO (ALTHUSSER, BAUDELOT E ESTABLET): UMA LEITURA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Katia Silva Bufalo
  • Camila Aparecida Pio

Capítulo VI

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira
  • Dayanne Vicentini
  • Sandra Cristina Malzinoti Vedoato

Capítulo VII

LEONTIEV E DAVIDOV

  • Adrielly Rocateli
  • Sandra Aparecida Pires Franco

Link para a publicação

Páginas

Candidatos podem inscrever-se, semestralmente, para cursarem até uma disciplina, dentre aquelas que disponibilizam vagas, na condição de estudantes especiais. O edital com maiores informações e calendário é informado pela PROPPG/UEL e divulgado pelo PPEdu.

Edital PPEdu Nº 017/2024 - RESULTADO FINAL E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA Estudante Especial / Ingresso 1º Semestre de 2024 – PPEdu

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PPEdu n. 001/2024 de abertura de vagas, torna público, após etapa recursal, o RESULTADO FINAL e a CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA para cursar disciplina, como estudante especial, com o início no primeiro semestre de 2024 conforme quadro de horários.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 014/2024 - RESULTADO FINAL E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA Estudante Especial / Ingresso 1º Semestre de 2024 – PPEdu

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PPEdu n. 001/2024 de abertura de vagas, torna público o RESULTADO FINAL e a CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA para cursar disciplina, como estudante especial, com o início no primeiro semestre de 2024 conforme quadro de horários.

Leia mais

Edital PPEdu n° 004/2024 - Resultado dos pedidos de isenção: Justeiça Eleioral e doador(a) de sangue - Seleção de Estudante Especial (Edital PPEdu n. 001/2024)

O/a candidato/a, cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes no período de 19 a 21 de fevereiro de 2024 até às 17h (Conforme o Edital PPEdu 001/2024).

Leia mais

Edital PPEdu nº 01/2024 - Estudante Especial / 1º Semestre de 2024 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para cursar disciplina, como Estudante Especial

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas publicado pela PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas como estudantes especiais dos cursos de Mestrado e Doutorado,

Leia mais

Edital PPEDU/UEL Nº 028/2023 - Divulgação de Resultado Final e Convocação para Matrícula para Cursar Disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Ingresso 2o. Sem. 2023

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PPEdu n. 025/2023 de abertura de vagas, torna público o RESULTADO FINAL e a CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA para cursar disciplina, como estudante escpecial, com o início no segundo semestre de 2023. LISTA DE CLASSIFICADOS/AS.

Leia mais

Edital PPEDU/UEL Nº 027/2023 - Divulgação de Resultado Preliminar de Seleção para Cursar Disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Ingresso 2o. Sem. 2023

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PPEdu n. 025/2023 de abertura de vagas, torna público o resultado preliminar de seleção para cursar disciplina, como estudante escpecial, com o início no segundo semestre de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu n° 026/2023 - RESULTADO PEDIDOS ISENÇÃO: JUSTIÇA ELEITORAL E DOADOR DE SANGUE - Estudante Especial

O/a candidato/a cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-pornivel.php no período de 24 a 26 de julho de 2023 (Conforme o Edital PPEdu 025/2023).

Leia mais

Edital PPEdu Nº 025/2023 - Estudante Especial / 2º Semestre de 2023 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para cursar disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas publicado pela PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas como estudantes especiais dos cursos de Mestrado e Doutorado, a terem início no segundo período letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL n° 015/2023 - Divulgação de Resultado Final e Convocação para Matrícula dos Estudantes Especiais

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas, TORNA PÚBLICA o resultado final e convocação para matricula, para cursar disciplina, como estudante escpecial, com o início no primeiro semestre de 2023. A relação dos candidatos selecionados, cujas inscrições foram abertas por meio do EDITAL Nº 05/2023, apresenta- se em ordem alfabética. LISTA DE CLASSIFICADOS.

Leia mais

Edital PPEDU/UEL Nº 014/2023 Divulgação de Resultado Preliminar de Seleção para Cursar Disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação

Divulgação de Resultado Preliminar de Seleção para Cursar Disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Leia mais

Edital PPEdu n° 007/2023 - RESULTADO PEDIDOS ISENÇÃO: JUSTIÇA ELEITORAL E DOADOR DE SANGUE

RESULTADO PEDIDOS ISENÇÃO: JUSTIÇA ELEITORAL E DOADOR DE SANGUE.

Justiça eleitorial

Deferidos: Mestrado (018)

  • Gisele Martins Lopes
  • Fernanda de Souza Martins
  • Joice Luciana Eduardo Gonçalves
  • Luciane Silva de Souza
  • Marcia Marinho da Silva Perin
  • Sandra Claudina da Silva Cordeiro
  • Solange Maria Pique

Deferidos: Doutorado (374)

  • Helenice Satie Morais
  • Juliana Rufino Orthmeyer
  • Justymara Fernanda dos Santos Serrano

Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou entidade credenciada pela União, Estado ou Município

Deferidos: Mestrado (018)

  • Sâmia Gladys Silva de Andrade

Deferidos: Doutorado (374)

  • Carlos Eduardo Boni

INDEFERIDOS

  • Flavio Honorio da Silva – Solicitação incorreta (NIS)
  • Natalia Caroline Fabri Teixeira – Não preencheu requisitos mínimos

 

Londrina, 06 de fevereiro de 2023.

 

Adriana Regina de Jesus
Coordenadora do Programa de Pós-Gradução
em Educação da Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Edital PPEdu Nº 005/2023 - Estudante Especial / 1º Semestre de 2023 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para cursar disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas publicado pela PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas como estudantes especiais dos cursos de Mestrado e Doutorado, a terem início no primeiro período letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL nº 022/2022 - Divulgação de resultado e convocação para matrícula dos estudantes especiais

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas, TORNA PÚBLICA a convocação para matrícula dos candidatos classificados para ingresso no Programa de Pós- Graduação como “Estudante Especial”, com o início no segundo semestre de 2022.

Leia mais

Edital PPEdu 021/2022 - Divulga resultado de isenções

Divulga resultado de isenções.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 018/2022 - Estudante Especial / 2º Semestre de 2022

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas publicado pela PROPPG/DPG/DAM, torna público que no período de 22 a 25 de Julho de 2022 estarão abertas as inscrições para cursar disciplinas como “Estudante Especial” do curso de Mestrado e Doutorado em Educação a terem início no segundo período letivo de 2022.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL nº 013/2022 - Divulgação de resultado e convocação para matrícula dos estudantes especiais

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas, TORNA PÚBLICA a convocação para matrícula dos candidatos classificados para ingresso no Programa de Pós- Graduação como “Estudante Especial”, com o início no primeiro semestre de 2022. A relação dos candidatos selecionados, cujas inscrições foram abertas por meio do EDITAL Nº 13/2022, apresenta-se em ordem alfabética.

Leia mais

Edital PPEduNº 008/2022 - Estudante Especial / 1º Semestre de 2022

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas publicado pela PROPPG/DPG/DAM, torna público que no período de 16 a 18 de fevereiro de 2022 estarão abertas as inscrições para cursar disciplinas como “Estudante Especial” do curso de Mestrado e Doutorado em Educação a terem início no primeiro período letivo de 2022.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL Nº 012/2021 - Divulgação de Resultado e Convocação para Matrícula dos Estudantes Especiais

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas, TORNA PÚBLICA a convocação para matrícula dos candidatos classificados para ingresso no Programa de Pós- Graduação como “Estudante Especial”, com o início no segundo semestre de 2021.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 011/2021 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Especial

Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Especial.

Leia mais

Edital PPEdu 014/2019 – Divulgação e convocação para matrícula de estudante especial

Resultado da Seleção 2019.

Leia mais

Critérios de Avaliação 2019

Critérios de Avaliação - Estudante Especial 2019.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL Nº 003/2021 - Divulgação de resultado e convocação para matrícula dos estudantes especiais

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas, TORNA PÚBLICA a convocação para matrícula dos candidatos classificados para ingresso no Programa de Pós-Graduação como “Estudante Especial”, com o início no primeiro semestre de 2021.

Leia mais

Edital PPEdu 014/2019 - Oferta de Vagas para o 2º semestre de 2019

Oferta de Vagas para ingresso como Estudante Especial 2019/2.

Leia mais

Edital PPEdu 004/2020 - Resultado e convocação

Divulgação de resultado e convocação para matrícula dos estudantes especiais.

Leia mais

Edital Nº 018/2020 - Normas e procedimentos de seleção para cursar disciplina no 2º semestre de 2020

Estabelece normas e procedimentos de seleção para cursar disciplina, como Estudante Especial, no Programa de Pós-Graduação em Educação 2020/2.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL nº 021/2020 - Resultado e convocação

Divulgação de resultado e convocação para matrícula dos estudantes especiais.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL nº 001/2021 - Normas e procedimentos

Estabelece normas e procedimentos para seleção de Estudante Especial cursar disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação 2021/1.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL nº 002/2021 - Divulgação De Resultado Preliminar

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, divulga o resultado preliminar dos candidatos classificados para ingresso no Programa de Pós-Graduação como “Estudante Especial”, com o início no primeiro semestre de 2021.

Leia mais

Páginas

O PPEdu / UEL divulga, anualmente, no mês de junho, na sua homepage, as informações relativas ao processo seletivo para estudantes regulares de Mestrado e de Doutorado. As inscrições ocorrem, geralmente, no decorrer do mês de setembro, conforme calendário informado pela PROPPG / UEL e divulgado pelo PPEdu.

Edital PPEdu n. 050/2023 - Divulga o Resultado Final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado e Doutorado

Divulga o Resultado Final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado e Doutorado – para ingresso como Estudante Regular no ano letivo de 2024-1. E convoca os/as aprovados/as para a matrícula, conforme as orientações constantes neste edital.

Leia mais

Edital PPEdu n. 049/2023 - Divulga as respostas aos recursos interpostos na etapa de arguição dos/as candidatos/as de mestrado e doutorado

Divulga as respostas aos recursos interpostos na etapa de arguição dos/as candidatos/as de mestrado e doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n. 048/2023 - Divulga o resultado preliminar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado e Doutorado

Divulga o resultado preliminar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado e Doutorado – para ingresso como Estudante Regular no ano letivo de 2024-1. E orienta procedimentos de matrícula.

Leia mais

Edital PPEdu n. 047/2023 Divulga o resultado da etapa de arguição - Mestrado e Doutorado

Divulga o resultado da etapa de arguição – Mestrado e Doutorado – no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, na condição de Estudante Regular e com ingresso no ano letivo de 2024.

Leia mais

Edital PPEdu n. 045/2023 - RETIFICA o edital PPEdu 039/2023 e CONVOCA para a etapa de arguição - Mestrado e Doutorado

RETIFICA o edital PPEdu 039/2023 e CONVOCA para a etapa de arguição – Mestrado e Doutorado – no processo seletivo do Programa de PósGraduação em Educação da UEL, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2024.

Leia mais

Edital PPedu n. 044/2023 - Divulga o resultado da avaliação de inscritos cotistas no Mestrado e Doutorado

Divulga o resultado da avaliação de inscritos cotistas no Mestrado e Doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n. 043/2023 - Divulga as respostas aos recursos interpostos na etapa de avaliação dos projetos de mestrado e doutorado

Divulga as respostas aos recursos interpostos na etapa de avaliação dos projetos de mestrado e doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n. 042/2023 - Resultado Ações Afirmativas - Pessoas autodeclaradas indígenas e Pessoas com deficiência

Resultado Ações Afirmativas – Pessoas autodeclaradas indígenas e Pessoas com deficiência.

Leia mais

Edital PPEdu n. 039/2023 - Convoca para a etapa de arguição – Mestrado e Doutorado – no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2024.

Convoca para a etapa de arguição – Mestrado e Doutorado – no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, na condição de Estudante Regular,

Leia mais

Edital PPEdu n. 038/2023 - Divulga os resultados da etapa de avaliação dos projetos de mestrado e doutorado submetidos ao processo seletivo – edital PPEdu n. 031/2023 – do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, na condição de estudante regular, com

Divulga os resultados da etapa de avaliação dos projetos de mestrado e doutorado submetidos ao processo seletivo – edital PPEdu n. 031/2023 – do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, na condição de estudante regular, com ingresso no ano letivo de 2024.

Leia mais

Edital PPEdu nº 037/2023 - Divulga, após interposição de recursos, a homologação final, de inscrições de candidatos/as aos cursos de Doutorado e de Mestrado em Educação, para ingresso no ano letivo de 2023

Divulga, após etapa de interposição de recursos, a HOMOLOGAÇÃO FINAL de inscrições de candidatos/as aos cursos de Doutorado e de Mestrado em Educação, para ingresso no ano letivo de 2024.

Leia mais

Edital PPEdu nº 036/2023 - Divulga homologação de inscrições de candidatos/as aos cursos de Doutorado e de Mestrado em Educação, para ingresso no ano letivo de 2023

Divulga a homologação de inscrições de candidatos/as aos cursos de Doutorado e de Mestrado em Educação, para ingresso no ano letivo de 2024.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 034/2023 - Resultado da Isenção Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico Estudante Regular - Ingresso 1º/ 2024 - PPEdu – após análise de recursos

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PPEdu n. 031/2023 que estabelece normas e procedimentos de inscrição e seleção para o ingresso no PPEdu, na condição de Estudante Regular – Turma 2024, divulga o resultado definitivo (após a análise de recursos) da isenção de taxa de inscrição – Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico.

Leia mais

Edital PPEdu N° 033/2023 - Retificação do edital 031/2023 que divulgou a data das entrevistas realizadas pela Comissão de Heteroidentificação

Retificação do edital 031/2023 que divulgou a data das entrevistas realizadas pela Comissão de Heteroidentificação de modo presencial.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 032/2023 - Resultado da Isenção Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico. Estudante Regular - Ingresso 1º/2024

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PPEdu n. 031/2023 que estabelece normas e procedimentos de inscrição e seleção para o ingresso no PPEdu, na condição de Estudante Regular – Turma 2024, divulga o resultado da isenção de taxa de inscrição – Justiça Eleitoral, Doação de Sangue e CadÚnico.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 031/2023 - Estabelece normas e procedimentos de inscrição e seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular - Mestrado e Doutorado - Turma 2024

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PROPPG/DPG/DAM, torna público aos/as interessados/as as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de inscrição e de seleção para o preenchimento de vagas regulares dos cursos de mestrado e doutorado, a terem início no primeiro período letivo de 2024.

Leia mais

Edital PPEdu nº 004/2023 - Divulga lista dos documentos para efetivar matrícula dos candidatos aprovados nos cursos de mestrado e doutorado em educação

Divulga lista dos documentos para efetivar matrícula dos candidatos aprovados nos cursos de mestrado e doutorado em educação.

Leia mais

Edital PPEdu 003/2023 - Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado

Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu 002/2023 - Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado

Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 045/2022 - Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado

Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 044/2022 - Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado

Divulga resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 043/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa do resultado final

Publica respostas aos recursos da etapa do resultado final.

Leia mais

Edital PPEdu n° 042/2022 - Divulga resultado do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado

Divulga resultado do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - Doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 041/2022 - Divulga resultado do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado

Divulga resultado do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2023 - Mestrado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 040/2022 - Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado

Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2023 - doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 039/2022 - Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado

Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2023 - mestrado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 038/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa de avaliação dos Projetos - doutorado

Publica respostas aos recursos da etapa de avaliação dos Projetos - doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 037/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa de avaliação dos Projetos - mestrado

Publica respostas aos recursos da etapa de avaliação dos Projetos - mestrado.

Leia mais

Edital PPEdu n° 036/2022 - Divulga relação dos resultados da etapa de avaliação dos projetos, no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, na condição de estudante regular, com ingresso no ano letivo de 2023

Divulga relação dos resultados da etapa de avaliação dos projetos, no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, na condição de estudante regular, com ingresso no ano letivo de 2023

Leia mais

Edital PPEdu n° 035/2022 - Divulga relação dos resultados da etapa de avaliação dos projetos, no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, na condição de estudante regular, com ingresso no ano letivo de 2023.

Divulga relação dos resultados da etapa de avaliação dos projetos, no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, na condição de estudante regular, com ingresso no ano letivo de 2023.

Leia mais

Edital n. 034/2022 - Divulga resultado: Ações Afirmativas - Cotas - Stricto sensu

 Divulga resultado: Ações Afirmativas - Cotas - Stricto sensu.

Leia mais

Edital n. 033/2022 - Divulga resultado: Ações Afirmativas - Cotas - Stricto sensu

Divulga resultado: Ações Afirmativas - Cotas - Stricto sensu.

Leia mais

Edital PPEdu nº 032/2022 - Divulga resultado final referente homologação das inscrições de candidatos ao curso de Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023.

Divulga resultado final referente homologação das inscrições de candidatos ao curso de Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu nº 031/2022 - Divulga resultado final referente homologação das inscrições dos candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023.

 Divulga resultado final referente homologação das inscrições dos candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu nº 030/2022 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023

Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu nº 029/2022 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023

Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu nº 028/2022 - Retifica Edital PPEdu N° 027/2022 - Divulga resultado de isenção de taxa de inscrição de acordo com o item 4.1 e 4.2 do Edital 023/2022

Retifica Edital PPEdu N° 027/2022 - Divulga resultado de isenção de taxa de inscrição de acordo com o item 4.1 e 4.2 do Edital 023/2022.

Leia mais

Edital PPEdu N° 028/2022 - Divulga resultado - CadÚnico, conforme Edital 023/2022

Divulga resultado – CadÚnico, conforme Edital 023/2022.

Leia mais

Edital PPEdu N° 027/2022 - Divulga resultado de isenção de taxa de inscrição de acordo com o item 4.1 e 4.2 do Edital 023/2022

Divulga resultado de isenção de taxa de inscrição de acordo com o item 4.1 e 4.2 do Edital 023/2022.

Leia mais

Edital PPEdu N° 025/2022 - Divulga resultado da prova de proficiência referente ao Edital PPEdu Nº 013/2021 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Reg

Divulga resultado da prova de proficiência referente ao Edital PPEdu Nº 013/2021.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 023/2022 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PROPPG/DPG/DAM, torna público aos/as interessados/as as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas regulares dos cursos de mestrado e doutorado, a terem início no primeiro período letivo de 2023.

Leia mais

Edital PPEdu N° 010/2022 - Retifica Edital PPEdu Nº 008/2022 no item Documentos para inscrição

Edital PPEdu N° 0010/2022 - Retifica Edital PPEdu Nº 008/2022 no item Documentos para inscrição

Leia mais

Edital PPEdu 009/2022 - Divulga convocação de suplente para confirmação de vaga e matrícula referente à seleção de pós-graduação do curso de doutorado para ingresso no 1º semestre letivo de 2022

Doutorado

LINHA: 1
NÚCLEO: 3

Leia mais

Edital 007/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação - doutorado

Edital 007/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2022 - Doutorado.

Leia mais

Edital 006/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação - mestrado

Edital 006/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2022 - Mestrado.

Leia mais

Edital 005/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa do resultado final - doutorado

Edital 005/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa do resultado final - doutorado

Leia mais

Edital 004/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa do resultado final - mestrado

Edital 004/2022 - Publica respostas aos recursos da etapa do resultado final - mestrado

Leia mais

Edital PPEdu 003/2022 – Estabelece a prorrogação de prazo para interposição de recurso referente ao resultado final do processo seletivo

Edital PPEdu 003/2022 – Estabelece a prorrogação de prazo para interposição de recurso referente ao resultado final do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação (PPEdu/UEL) para ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital 002/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2022 - Mestrado

Edital 002/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2022 - Mestrado

Leia mais

Edital 001/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2022 - Doutorado

Edital 001/2022 - Divulga resultado final do Processo Seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação para ingresso no ano letivo de 2022 - Doutorado

Leia mais

Edital 029/2021 retifica o Edital 013-2021 - Realização da matrícula será realizada no período de 26 a 28 de janeiro de 2022

Edital 029/2021 retifica o Edital 013-2021 - Realização da matrícula será realizada no período de 26 a 28 de janeiro de 2022, por meio do Portal de estudante de pós-graduação.

Leia mais

Edital PPEdu 027/2021 - Retifica Edital 022/2021 – Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Edital 027/2021 – Retifica Edital 022/2021 – Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital PPEdu 026/2021 - Retifica Edital 021/2021 – Divulga relação dos resultados da etapa da avaliação dos projetos

Edital 026/2021 – Retifica Edital 021/2021 – Divulga relação dos resultados da etapa da avaliação dos projetos, no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital PPEdu 025/2021 - Retifica Edital 020/2021 – Divulga relação dos resultados da etapa da avaliação dos projetos

Edital 025/2021 – Retifica Edital 020/2021 – Divulga relação dos resultados da etapa da avaliação dos projetos, no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital PPEdu 024/2021 - Publica respostas aos recursos da etapa de avaliação dos Projeto

Edital 024/2021 – Publica respostas aos recursos da etapa de avaliação dos Projetos.

Leia mais

Edital 023/2021 – Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo - Doutorado

Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital 022/2021 – Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo - Mestrado

Convoca para a etapa de arguição no processo seletivo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na condição de Estudante Regular, com ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital 021/2021 – Divulgação dos resultados da etapa da avaliação dos Projetos

Divulga os resultados da etapa da avaliação dos Projetos.

Leia mais

Edital 020/2021 – Divulgação dos resultados da etapa da avaliação dos Projetos

Divulga os resultados da etapa da avaliação dos Projetos.

Leia mais

Edital PPEdu n. 019/2021 - Retifica Edital PPEdu n. 016/2021 que divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2022

Retifica Edital PPEdu n. 016/2021 que divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2022.

Leia mais

Edital n. 018/2021 - Divulga resultado: Ações Afirmativas - Cotas - Stricto sensu 2022/2

Para visualizar o conteúdo do edital no website da PROPPG/UEL selecione a opção abaixo.

Leia mais

Edital PPEdu n. 016/2021 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2022

Edital PPEdu n. 016/2021 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2022

Leia mais

Edital n. 017/2021 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao curso de Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2022

Edital n. 017/2021 - Divulga homologação de inscrições de  candidatos ao curso de Doutorado em Educação para ingresso
no ano letivo de 2022

Leia mais

Edital PPEdu n. 015/2021 – Resultado da Isenção CadÚnico – referente ao Edital PPEdu n. 013/2021 que Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Regular

Relação dos candidatos com pedido de isenção deferidos ou indeferidos

Leia mais

Edital PPEdu n. 014/2021 - Retifica Edital PPEdu n. 013/2021 que Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Regular

Retifica Edital PPEdu n. 013/2021 que Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Regular.

Leia mais

Edital PPEdu Nº 013/2021 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Regular

Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação, na condição de Estudante Regular.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL n. 010/2021 – Comunica resultado que estabelece normas e procedimentos para apoio à revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos e de divulgação das atividades desenvolvidas pelos discentes

Comunica resultado que estabelece normas e procedimentos para apoio à revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos e de divulgação das atividades desenvolvidas pelos discentes, conforme Edital do PPEDU nº 08-2021.

Leia mais

Aproveitamento de Proficiência

Formulário para aproveitamento de Proficiência.

Leia mais

Bilbiografia 2018

Bilbiografia para as 03 Linhas - Mestrado e Doutorado 2018.

Leia mais

Modelo de procuração

Modelo de procuração.

Leia mais

Relação de documentos

Relação de documentos a serem entregues.

Leia mais

Formulário Curriculum Vitae

Formulário de Pontuação de Curriculum Vitae.

Leia mais

Formulário Linha, Núcleo e Língua Estrangeira

Formulário indicando opções de Linha, Núcleo e Língua Estrangeira.

Leia mais

Estabelece normas e procedimentos para apoio à revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos. Saiba mais Edital PPEdu 07/2021 – Retifica EDITAL 04/2021 quanto ao período de inscrições

Prorroga-se o final do período de inscrições até as 23h e 59min do dia 16 de março de 2021.

Leia mais

Edital PPEdu/UEL nº 08/2021 - Edital estabelece normas e procedimentos para apoio à revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos e de divulgação das atividades desenvolvidas pelos discentes no âmbito do PPEdu

Para visualizar o conteúdo do edital na íntegra, clique no botão abaixo:

Edital PPEdu/UEL nº 08/2021

Leia mais

Edital PPEdu 035/2020 – convoca dois classificados (grupo Mestrado 2020) para assumirem cota de Bolsa Demanda Social – CAPES, conforme Edital 06/2021

DOUTORADO – TURMA 2020

  • Adrielly Rocateli
  • Natasha Yukari Schiavinato Nakata

Leia mais

Edital PPEdu 035/2020 – convoca os dez classificados (grupo Mestrado 2020) para assumirem cota de Bolsa Demanda Social – CAPES, conforme Edital 05/2021

MESTRADO - TURMA 2020

  • Matheus Chiconato Borges
  • Maíra Dellazeri Cortez
  • Maria Paula Pereira De Lima
  • Tatiana De Freitas Silva
  • Marta Osana Rodrigues Caetano
  • Edgar De Campos Neto
  • Lucila Monteiro Da Silva Barros
  • Felipe Augusto Leme de Oliveira
  • Samuel De Oliveira Rodrigues
  • Beatriz Silva Zivich

Londrina, 10 de março de 2021.

Comissão de Bolsa do PPEdu

Leia mais

Edital PPEdu/UEL n. 04/2021 - O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação comunica a abertura de inscrições para CLASSIFICAÇÃO de Bolsas Demanda Social (BDS) CAPES – Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação comunica a abertura de inscrições para CLASSIFICAÇÃO de Bolsas Demanda Social (BDS) CAPES – Mestrado e Doutorado.

Leia mais

Edital PPEdu n. 036/2018 - Convocação para matrícula

Convocação para Matrícula.

Leia mais

Edital PPEdu N. 013/2018 - Prazos e procedimentos para inscrição em processo seletivo

Divulga prazos e esclarece procedimentos para inscrição e participação no processo seletivo - Mestrado e Doutorado ano 2019.

Leia mais

Resolução PPEdu N. 02/2018 - Regulamento do Processo Seletivo

Regulamenta o Processo de Seleção de Estudantes para ingresso no PPEdu (Mestrado e Doutorado).

Leia mais

Edital PPEdu N. 017/2019 - Prazos e procedimentos para inscrição em processo seletivo

Divulga prazos e esclarece procedimentos para inscrição e participação em PROCESSO SELETIVO para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado – primeiro período letivo de 2020.

Leia mais

Edital PPEdu nº 024/2020 - Prazos e procedimentos para inscrição em processo seletivo

Divulga prazos e esclarece procedimentos para inscrição e participação em PROCESSO SELETIVO para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - primeiro período letivo de 2021.

Leia mais

Edital PPEdu n. 034/2018 - O Programa de Pós-Graduação em Educação, torna pública a lista de candidatos APROVADOS na seleção para Estudante Regular – MESTRADO – para ingresso no ano letivo de 2019

Edital PPEdu 033/2018 - Divulga Lista de Candidatos aprovados em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Seleção Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2019

Nome dos candidatos:

Leia mais

Edital PPEdu 032/2018 - Divulga Lista de Candidatos aprovados em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Seleção Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2019

Nome dos candidatos:

Leia mais

Edital PPEdu n. 030/2018 - O Programa de Pós-Graduação em Educação, convoca os candidatos que tiveram projeto de pesquisa APROVADO na seleção para Estudante Regular – Doutorado

Edital PPEdu n. 029/2018 - O Programa de Pós-Graduação em Educação, convoca os candidatos que tiveram projeto de pesquisa APROVADO na seleção para Estudante Regular – Mestrado

Edital PPEdu n. 028/2018 - divulga Ensalamento Exame Proficiência Língua Estrangeira. Os candidatos deverão se apresentar às 14H00 nas salas indicadas. Os candidatos poderão utilizar dicionário

Edital PPEdu 026/2018 - Comunica resultado de solicitação de aproveitamento de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira de candidatos ao Processo Seletivo Mestrado e Doutorado com ingresso no ano letivo de 2019

Nome dos candidatos:

Leia mais

Edital PPEdu n. 025/2018 - Divulga relação de candidatos aprovados na Etapa Prova Escrita e aptos a seguirem no Processo Seletivo – Estudante Regular – Doutorado, com ingresso no ano letivo de 2019

Nome dos candidatos:

Leia mais

Edital PPEdu n. 024/2018 - Divulga relação de candidatos aprovados na Etapa Prova Escrita e aptos a seguirem no Processo Seletivo – Estudante Regular – Mestrado, com ingresso no ano letivo de 2019

Nome dos candidatos:

Leia mais

Edital PPEdu n. 023/2018 - Comunica locais de realização de Prova Escrita aos candidatos ao Mestrado e Doutorado em Educação – Processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2019

ENSALAMENTO MESTRADO:

A prova escrita será realizada no dia 18 de outubro de 2018 (quinta-feira), das 14:30 às 17:30. O candidato deverá apresentar-se às 14h00 munido de documento com foto.

Leia mais

Edital PPEdu n. 022/2018 - Retifica Edital PPEdu n. 020/2018 que homologa inscrições de candidatos ao Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2019

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS:

Leia mais

Edital PPEdu n. 020/2018 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2019

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS:

Leia mais

Edital PPEdu n. 019/2018 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2019

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS:

Leia mais

Edital PPEdu n. 014/2018 – Informa número de vagas por Linha – Mestrado e Doutorado – para ingresso no ano letivo de 2019

Edital PPEdu n. 014/2018 – Informa número de vagas por Linha – Mestrado e Doutorado – para ingresso no ano letivo de 2019.

Leia mais

Edital PPEdu N. 019/2019 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao Mestrado em Educação para ingresso no ano letivo de 2020

Nome dos Candidatos

Leia mais

Edital PPEdu N. 020/2019 - Divulga homologação de inscrições de candidatos ao Doutorado em Educação para ingresso no ano letivo de 2020

Nome dos Candidatos

Leia mais

Edital PPEdu n. 021/2019 - Comunica locais de realização de Prova Escrita aos candidatos ao Mestrado e Doutorado em Educação

Processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2020

Leia mais

Páginas

It is the process by which diplomas from Stricto Sensu Postgraduate Courses (Master's and Doctorate) in Education, issued by foreign higher education and research institutions, can be declared equivalent to those granted in Brazil. Those interested should access and follow the procedures set by PROPPG/UEL:

Diploma Recognition

×

(43) 3371-4071

ppedu@uel.br

Campus Universitário Cx. Postal 10011 Londrina PR 86.057-970 Brasil