Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançou no período de março a junho de 2021, o Edital PPEdu/UEL Nº 08/2021, aos discentes do mesmo programa convidando-os a organizar coletâneas e publicar textos de conteúdos científico-acadêmicos.

Nós, como discentes aceitamos a proposta de concorrer ao edital e propomos a obra: “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”, e estendemos o convite a comunidade acadêmica e docentes da Universidade Estadual de Londrina e de outras instituições públicas e privadas de ensino.

Ao longo de todo o processo de elaboração da coletânea, recebemos muitas contribuições de docentes, pesquisadores, discentes e egressos do PPEdu preocupados e desejosos de registrar também suas reflexões acerca do tema.

É uma honra apresentar o livro: “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade”, constituindo-se de cinquenta capítulos, com cinco seções.

Neste sentido, o livro “Escola, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade” foi composto por várias mãos, mãos estas que deixam seus registros acerca dos desafios educacionais e curriculares num período de pandemia e instabilidade econômica e política, revelando o quanto o currículo é um campo de disputas e de perspectivas filosóficas, históricas, políticas e culturais de educação, no processo de formação docente.

E no meio desse processo de lutas, resistências e ressignificações encontra-se as práticas pedagógicas e os relatos de experiência como respostas às questões da atualidade dos saberes/ fazeres docentes.

Ao trazer importantes contribuições de todos os pesquisadores/professores e estudantes com seus estudos, suas pesquisas e os seus relatos, almeja-se instigar e refletir sobre nós mesmos enquanto docentes e o quanto podemos ser resilientes em nossas práticas, mantendo a esperança de dias melhores e como dizia Paulo Freire (1992):

[...] é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo [...] (1992, s/p).

Com essa esperança de uma construção coletiva de uma educação pública e de qualidade, agradecemos a todos/as que partilharam suas escritas e, sobretudo, ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que possibilitou a feitura desta obra ímpar e singular.

Desejamos uma boa leitura!!!

Link para a publicação

Angélica Lyra de Araujo
Luiz Gustavo Tiroli
Adriana Regina de Jesus dos Santos

 


Publicação: Currículo, formação e trabalho docente

A presente coletanea intitulada Currículo, formação e trabalho docente: relatos de experiência, tem como proposta a apresentação de textos que compartilham resultados das pesquisas acerca da temática e suas implicações no contexto formativo da Educação Básica e Educação Superior. Trata do objeto de estudos do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente, cadastrado na Plataforma do CNPq.

O Grupo de pesquisa é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade de Evora, Pontifici Universidade Catolica do Parana e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem como objetivo compreender o contexto do Currículo, da Formação e Trabalho Docente, categorias que pressupõem permanente exercício de problematização no que se refere a práxis pedagógica. Para tanto, a partir da contribuição de pesquisas e elaborações sobre a temática em nosso país e que enriquecem a literatura da área, lançamos novo olhar, atento para o interior dos espaços formativos e que permitem reconhecer práticas que se revelem promissoras e estimuladoras de políticas curriculares.

Desejamos que a leitura da obra seja um fio condutor que revele promissoras e estimuladoras discussões das políticas curriculares.

Adriana Regina de Jesus
Claudia Chueire de Olivera
Luiz Gustavo Tiroli
Nathalia Martins Beleza
Rafael Bianchi Silva

 


Publicação: As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica

Este livro intitulado As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica tem como proposta a apresentação de textos elaborados pelos pós-graduandos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina em decorrência da disciplina Teorias da Educação, ministrada pelas docentes do Programa professoras doutoras Adriana Regina de Jesus e Sandra Aparecida Pires Franco.

A disciplina abordou estudos acerca das teorias e práticas pedagógicas em diferentes momentos de nossa história brasileira.

O contexto das matizes pedagógicas coloca-nos em contato direto não apenas com as fontes e escritos daqueles que nos antecedem, mas sobretudo, com o conhecimento construído historicamente, apontando dessa maneira que a educação sempre ocupou um lugar de suma importância na formação de um povo. Em todas as épocas a educação foi objeto de imensas preocupações, isto porque, educar, ensinar ou instruir, se configura num dos exercícios humanos que mais promove a sociabilidade e igualdade.

O livro foi organizado em 7 capítulos, mantendo um percurso cronológico sobre as teorias apresentadas, as quais estão estreitamente interligadas por seus estudos, mas principalmente por sua contribuição científica e temporal à educação, considerando suas peculiaridades locais, políticas, econômicas e sociais.

Sumário

Apresentação

  • Sandra Aparecida Pires Franco
  • Adriana Regina de Jesus Santos
  • Luiz Gustavo Tiroli

Prefácio

  • Wendell Fiori de Faria

Capítulo I

A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E SEUS PROCESSOS SEGUNDO JOHANN FRIEDRICH HERBART

  • Natasha Yukari Schiavinato Nakata
  • Flávia Regina Schimanski dos Santos
  • Marta Regina Furlan de Oliveira

Capítulo II

AS TEORIAS DE JOHN DEWEY E AS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO

  • Bruna Ester Gomes Yamashita
  • Erica da Silva Xavier

Capítulo III

O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS PERSPECTIVAS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E TEORIA SOCIAL COGNITIVA: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

  • Débora Menegazzo de Sousa Almeida
  • Sidney Lopes Sanchez Júnior

Capítulo IV

PIERRE FÉLIX BOURDIEU E JEAN-CLAUDE PASSERON

  • Aline Oliveira Gomes da Silva
  • Gabriela da Silva Sacchelli

Capítulo V

REPRODUÇÃO E EDUCAÇÃO (ALTHUSSER, BAUDELOT E ESTABLET): UMA LEITURA ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Katia Silva Bufalo
  • Camila Aparecida Pio

Capítulo VI

LEV SEMENOVICH VYGOTSKY: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira
  • Dayanne Vicentini
  • Sandra Cristina Malzinoti Vedoato

Capítulo VII

LEONTIEV E DAVIDOV

  • Adrielly Rocateli
  • Sandra Aparecida Pires Franco
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