O PPEdu tem desenvolvido relações internacionais com Programas de Pós-Graduação do Exterior e investido em acordos e convênios internacionais com a Universidad de Buenos Aires na Argentina, a Universidade do Minho em Portugal e intercâmbio de pesquisa com a Universidad de Cuba/Havana, a Red de Direccion Estrategica em La Educacion Superior (RED-DEES), a Norbert Elias Foundation sediada na Holanda, a Universidade Aberta de Lisboa, a Universidade Lusófona de Portugal, a Brunel University London na Inglaterra, a University of Georgia nos USA.
Destaca-se também a sua presença no Projeto “Residente: Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina” As ações objetivam promover: Intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; Atividades de pesquisas conjuntas; Participação em seminários e encontros científicos; Intercâmbio de informações, de publicações científicas e de outros materiais didáticos e científicos de interesse de ambas as Instituições; Programas acadêmicos de cotutela.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está em convênio e cooperação com diversas redes internacionais (Eramus Mundus, Grupo Coimbra, Red Maristán, Zicosur, Univesia Santander, FUNBAI, outras). Confira os acordos vigentes em:
Assessoria de Relações Internacionais da UEL
Docentes e discentes do PPEdu atuam em programas, redes e projetos de extensão voltados para ampliar a melhoria dos processos educativos e da formação humana. Registram-se ações tais como:
- Projeto “A inserção social no contexto da educação escolar: desafios, possibilidades e proposições por meio das ações realizadas no PPEdu da UEL” – que tem como objetivo geral realizar ações de inserção social educativa envolvendo docentes e discentes do PPEdu a partir de pontes entre os conhecimentos derivados das linhas de pesquisa do Programa;
- Projeto “Oficinas Pedagógicas”, integrado ao Laboratório de Anos Iniciais (LAI), que intenta desenvolver atividades que fortaleçam a formação continuada de professores através da reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas e de trocas de experiências;
- Projeto MEL – Museu Escolar Londrinense – que objetiva preservar o prédio da Casa-Escola “Urandy Andrade Correia”, que também abrigou uma Associação Japonesa, instalando-o na UEL, para que nele seja criado, instalado e ofertado à população em geral um Museu Escolar;
- Projeto “A Reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”, tem possibilitado uma aproximação com a rede estadual e federal de educação básica por meio da formação continuada de professores, com o objetivo de compreensão das atuais políticas educacionais para o Ensino Médio;
- Projeto “Ganhando o Mundo” oferece curso de língua inglesa à distância a 500 alunos do Paraná. Esses alunos farão intercâmbio educacional em 4 países;
- Projeto “Techninas – ciência e tecnologia para meninas” – que se volta para a aprendizagem de disciplinas de Ciências Exatas baseada em projetos destinados à alunas de escolas públicas de Londrina localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social;
- Projeto “DIDATIC e formação de professores para o ensino remoto” (Hompage) que objetiva apoiar professores no entendimento e utilização das tecnologias digitais como instrumentos mediadores das atividades educacionais e didático-pedagógicas;
- Projeto “Blog Baguncei” (Homepage) – trata-se de um espaço virtual de diálogo com professores/as da Educação Infantil para divulgação e socialização de conhecimentos científicos no formato de materiais didáticos, vídeos, entrevistas, artigos, dissertações e teses da área;
- Programa “Ludoteca/UEL” que atende crianças e adolescentes da comunidade, assim como assessora outras instituições na instalação de ludotecas com o objetivo de resgatar a importância de atividades lúdicas e do brincar consideradas fundamentais para o desenvolvimento intelectual e da saúde física, mental e emocional do ser humano;
- Programas – PIBID, Residência Pedagógica, PARFOR – que integram a política nacional de formação de professores, os cursos de licenciatura da UEL e a Educação Básica de Londrina e região;
- PDE-PR – programa que visa a formação continuada de professores para a Educação Básica Estadual do Paraná
Relato dos egressos acerca de suas vivências pessoais, acadêmicas e profissionais.
Os nossos egressos têm se destacado em diversas áreas, tais como: professores de educação superior e básica, gestores, secretarias de educação, cultura, esporte, movimentos sociais, entre outros. Isto posto, o PPEdu tem como objetivo publicizar as percepções dos egressos no que tange ao nosso programa de pós graduação, a sua formação pessoal, acadêmica e profissional, sua inserção social, bem como, identificar o impacto de sua produção acadêmica e profissional no contexto onde está inserido.
A Revista Educação em Análise é um periódico semestral eletrônico on-line em Open Access.
É uma iniciativa conjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Publica, após processo de avaliação entre pares, artigos científicos inéditos, ensaios e resenhas originais sobre temáticas educacionais, nos idiomas português, espanhol e inglês.

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Revista Ibero-americana de estudos em educação

Revista Innovación Educativa

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