Mais que um título participar do programa de pós-graduação do Mestrado em Educação da UEL foi um passo importante para a realização de um sonho, o Doutorado. Durante a nossa formação o envolvimento nas atividades propostas pelo programa, o aprofundamento das leituras, a colaboração nos eventos propostos e primordialmente ser convidado pela minha Orientadora Maria Leoni Padilha Henning para apresentar temas de minha pesquisa para os alunos do programa foi extremamente enriquecedor e motivador.

Creio que do período em que participei a minha pequena produção acadêmica em periódicos foi mais uma falha minha que de nossa formação, como tive vários trabalhos aprovados em congressos internacionais publicados em anais acabei não dando a devida atenção para a publicação em periódicos. Considero, contudo, que na época deveríamos ter uma preparação mais adequada para esse tipo de produção, organizando um banco de dados de periódicos nacionais e internacionais relevantes com as devidas linhas de pesquisa, buscar estreitar contatos com a comunidade acadêmica que produz nas mesmas e a formação de grupos de trabalho por linha visando qualificar e ampliar a produção relacionada com as pesquisas desenvolvidas no programa.

Minha atuação profissional foi valorizada não só pelo título, mas também pela minha participação em congressos com publicação em anais e projetos desenvolvidos tanto na área de extensão quanto de pesquisa. Ser um mestre formado pela UEL tem grande relevância tanto no aspecto profissional quanto social, somos visto na comunidade em todo Brasil com bons olhos. É uma referência quando leem em nosso currículo o nome da instituição e do programa, percebo facilmente por onde passei.

A minha produção acadêmica melhorou, os projetos tanto de extensão quanto de pesquisa passaram a se tornar mais presentes bem como a preparação. Em relação a um longo período de dez anos entre o mestrado e doutorado, pela exigência do perfil de professor na iniciativa privada a produção de artigos ficou defasada e outros projetos como o aperfeiçoamento no ensino foram à prioridade, sendo o professor homenageado em algumas turmas de cursos como arquitetura e medicina.

Aliás, que tem me qualificado para exercer funções de pesquisador e professor no Instituto Federal de Rondônia e me credenciou para o cargo de Coordenador Geral da Rede e-Tec IFRO/Brasil. A produção dos artigos científicos retomou com o ingresso no programa de doutorado em ciência da Informação na ECA/USP.