Plano Estratégico de Internacionalização do PPEdu (PEI-PPEdu)
O Plano Estratégico de Internacionalização do PPEdu (PEI-PPEdu) compreende a internacionalização não como ações isoladas, episódicas e focadas em si mesmas, mas como um processo de integração e de cooperação de esferas internacional, intercultural e global para o avanço científico, educacional, tecnológico e cultural para produzir conhecimento, bem como para gerar oportunidade de formação acadêmica profissional e de mudança social.
Para a elaboração do PEI-PPEdu considerou a realidade situacional do Programa, o Plano Estratégico de Internacionalização da Pesquisa e da Pós-graduação (PEI-PPG da UEL 2018-2022) e as orientações estratégicas e debates sobre internacionalização da pesquisa e da pós-graduação brasileira empreendidos pela CAPES, CNPq, Área 38-CAPES, FORPRED, ANPED. Considerou-se também os resultados apontados no processo de autoavaliação do PPEdu.
Sumariamente, o PEI é composto por 04 eixos integradores que desencadeiam suas respectivas metas, ações e indicadores de verificação:
Eixo 1
Cooperação e Pesquisa – tem como objetivo aumentar a cooperação internacional por meio de desenvolvimento de projeto de pesquisa em colaboração internacional.
Eixo 2
Produção Intelectual – tem como objetivo aumentar a publicação científica (textos em periódicos indexados, livros/coletâneas, anais de eventos) de padrão internacional, preferencialmente em periódicos de alto fator de impacto, livre acesso e estratificado como “A1 ou A2” no Qualis CAPES.
Eixo 3
Mobilidade e Atuação Acadêmica – tem como objetivo aumentar a cooperação internacional por meio de envio de discentes e docentes ao exterior, bem como atrair docentes e discentes estrangeiros para o PPEdu.
Eixo 4
Ambiente bilíngue e visibilidade – tem como objetivo desenvolver a capacitação da comunidade acadêmica; Aumentar a visibilidade das atividades acadêmicas científicas desenvolvidas no PPEdu.