Os caminhos percorridos durante a realização do mestrado em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL) culminaram na dissertação Apesar de tudo: Indústria cultural ensino de Arte e suas interseções no processo de (semi) formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais, que contou com a orientação da docente do programa Drª Marta Regina Furlan de Oliveira.

O contato com o conhecimento crítico por meio das aulas, estar em um eixo dedicado a Formação de professores em uma universidade que busca dialogar e compartilhar com a comunidade externa, mais a relação com uma orientadora que incentivava também minha participação ativa no processo, fez com que o trabalho dedicado a dissertação não resumisse apenas em uma pesquisa de recolhimento e análise de dados.

A teoria fomentava a experiência e para todos que participaram da pesquisa foi dado um curso de formação envolvendo o Ensino de Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais, exercitando simultaneamente o retorno social do mestrado, colocando a prova o que se defendia com o projeto inicial, deste modo gerando coerência para a escolha do tema, para minha trajetória pessoal e profissional e para o contexto social. Estar no mestrado possibilitou que eu também desse aulas no curso de especialização em Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, na disciplina: Oficinas pedagógicas –Arte da Universidade Estadual de Londrina, em 2017 e 2018.

Foi tão significativo e com sentido tudo vivido, que mesmo com o término do mestrado, as formações continuadas para os professores deram sequência, ampliando para secretarias de educação de municípios como Loanda e Cianorte, ambas no Paraná, Bataguassu e Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, nas quais fui convidada a ministrar.

As reflexões críticas também puderam ser sentidas em minhas produções textuais para os livros didáticos na editora em que trabalho, que desenvolve volumes que concorrem no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e no mercado editorial convencional. Tive artigos publicados em anais de Semanas Pedagógicas de universidades estaduais e o aceite para a publicação da revista Imagens da Educação, Qualis A2, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2019.

Sem falar, que em fevereiro de 2020 encerra minha licença na secretaria de educação do município de Londrina e retorno a sala de aula da Educação Infantil, onde poderei colocar em prática o conhecimento adquirido.

O relato por si mostra o quanto tornar-me mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina fez toda diferença em minha vida, por isso sou imensamente agradecida a todos os professores que fizeram parte desta jornada.

Guiomar Gomes Pimentel dos Santos Pestana

Londrina, 21 de novembro de 2019.