relato gislaine noziSou Jacqueline Lidiane de Souza Prais, licenciada em Pedagogia pela UENP, Mestra em Ensino pela UTFPR e Doutora em Educação da UEL.

Quando avalio onde o PPEdu me levou, buscarei sintetizar em cinco valores.

O primeiro valor é o da Gratidão! Sou grata pelas oportunidades e pelas aprendizagens ao longo deste percurso acadêmico.

Em segundo lugar, o valor da aprendizagem.

Desde o processo de seleção à banca de defesa tive a oportunidade de aprender com os docentes, colegas de turma das mais diversas áreas que se alinhavam na busca de aprimorar conhecimentos e formação acadêmica.

Em terceiro lugar, o valor da colaboração.

Compartilhei este processo com a Profª Dra. Regina Vitaliano como minha orientadora que não só apoiou o projeto de pesquisa submetido ao programa, como propício o suporte para o desenvolvimento da pesquisa. Tive o privilégio de conhecer professores-pesquisadores que lutam por uma educação para todos e unimos forças para almejar contribuições em nossas áreas de pesquisa.

Em quarto lugar, o valor de compartilhar e divulgar. Ao longo do doutoramento e após ele, a partir de minha pesquisa, foram artigos científicos publicados em revistas, participações e apresentações de trabalhos em eventos nacionais e internacionais, livro e capítulos publicados, palestras ministradas em eventos estaduais, nacionais (SP, RJ, DF, PR) e internacionais (em especial, Portugal), cursos desenvolvidos em parceria com secretarias municipais e estaduais.

Por fim, em quinto lugar, o valor de contribuição. Hoje, sou professora efetiva do magistério superior pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM), na qual tenho a oportunidade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como possibilidade retribuir as contribuições que tive em minha formação e contribuir com a formação de outras pessoas.