O meu nome é Katia Silva Bufalo, fui orientanda da professora Dra. Maria José Ruiz. Atualmente docente da Educação Básica há mais de vinte e cinco anos. Mergulhei no PPEdu após dezesseis anos de término da graduação. Considero importante o registro desta lacuna temporal para que as colegas que como eu estão na escola e pensam que já se “passou muito tempo”, que talvez não tenham mais ritmo de estudo, jamais pensem assim

A proposta curricular do Programa da UEL, a inserção em grupos de estudos e pesquisa, a maturidade da experiência profissional alancada pelo conhecimento produzido na pesquisa, renovam nossos horizontes no trabalho e nosso compromisso com a educação. Depois do término do mestrado eu não consegui parar de estudar, participo de grupos de pesquisa e estou participando pela terceira vez do processo seletivo do doutorado. Tudo isto é possível graças a muitas pessoas que direta ou indiretamente apoiam a formação continuada (familiares, colegas de trabalho e os professores do programa).

Contudo, ter a oferta gratuita de um Programa de Pós-Graduação na UEL como este, que está ao nosso alcance, é algo por se lutar, não desistir de tentar e defender para todas as gerações.