No período que antecedeu a minha aprovação no processo seletivo do Mestrado em Educação, na UEL, tive a oportunidade de desenvolver atividades de coordenação pedagógica em dois diferentes níveis de ensino a Educação Básica e o Ensino Superior. Esse trabalho e o exercício da docência me inspiraram a buscar conhecimentos que pudessem tornar o trabalho do professor mais eficiente, interessado, criativo e menos estressante, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no desempenho de nossas atividades diárias.

Essa busca permanece em minha vida e embora os estudos da ciência da educação tenham avançado e até apresentem soluções aplicáveis nas instituições de ensino, ainda é possível perceber, pelas mais variadas razões, certa dificuldade das instituições de ensino de colocá-las em prática.

No percurso de formação no Programa de Mestrado, tive a oportunidade de ser aluna de professores como a Profa. Dra. Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin; o Prof. Dr. Levino Bertan; e a Profa. Dra. Neusi Aparecida Navas Berbel, que muito contribuíram para a minha formação e por quem guardo lembranças de generosidade, carinho, dedicação e competência.

Tive como orientador o professor Dr. José Aloyseo Bzuneck, a quem devo todo meu respeito e admiração. Revisitando as memórias do meu processo de formação acadêmica, lembrei que na graduação desenvolvi processos investigativos nos trabalhos monográficos da graduação em Pedagogia e da Especialização em Avaliação Institucional, no entanto, o processo de seleção, o rigor científico, a exigência de leituras em uma segunda língua e a qualidade da escrita científica no Mestrado, parecem impor desafios cognitivos e de comprometimento bastante elevados, mas também de conquistas satisfatórias, incomparáveis e impossíveis de mensurar.

Com o estudo desenvolvido na ocasião, pude conhecer o valor das crenças de eficácia dos professores e perceber que o fortalecimento delas pode representar um dos caminhos para um ensino competente. Isso porque, elas podem indicar “o que” ou “o quanto” o professor acredita, individual ou coletivamente, ser capaz de realizar.

Todo o estudo da pesquisa mostrou a necessidade de se criar possibilidades consistentes de apoio ao trabalho docente, que favoreçam o fortalecimento de tais crenças; respeitem as especificidades de cada uma delas e das diferentes situações que envolvem o exercício da profissão em aula ou fora dela; seja um processo contínuo; ofereça situações em que o professor possa vivenciar experiências de êxito com seus alunos e experiências vicárias com seus pares; tenha contato com pesquisadores da área da educação, que lhes ofereçam respostas e alternativas, resultantes de estudos científicos, para suas práticas pedagógicas, angústias e queixas vivenciadas no cotidiano e que os professores aprendam a observar-se diante das situações educacionais e identifiquem como se sentem, agem e reagem, além de compreender como suas emoções e sentimentos influenciam seu trabalho.

Minha busca no campo da formação de professores continua no processo de doutoramento, agora com foco no estudo de possibilidades consistentes para o apoio institucional ao trabalho docente ter sido bolsista no Programa de Mestrado e agora no Doutorado me possibilitaram o apoio financeiro para a aquisição dos materiais e recursos necessários o melhor aproveitamento dos conhecimentos trabalhados e da permanência nos cursos.

Ter condições de estudar neste nível de ensino me proporcionou o aprofundamento de conhecimentos pertinentes ao campo da formação de professores, tanto acadêmica, quanto profissionalmente, o que repercutiu positivamente nas aulas, além de ter oferecido experiências de escrita científica, do conhecimento e utilização de estratégias, recursos e ferramentas de investigação, além da vivência de participação em eventos variados para o compartilhamento de informações.

Hoje sou professora efetiva do Departamento de Educação, da UEL, ministro aulas no Curso de Pedagogia e nas licenciaturas da Universidade e leciono disciplinas agrupadas na área de Didática. Sou estudante do Programa de Pós de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR em Curitiba, no qual ingressei em 2018, na linha de pesquisa “Teoria e prática pedagógica na formação de professores” e faço parte do grupo de estudos “Paradigmas educacionais e formação de professores”, coordenada pela Profa. Dra. Marilda Aparecida Behrens, participo dos projetos “Formação pedagógica de professores no paradigma da complexidade numa educação transformadora: co-criação de repositório digital” e “Paradigma da complexidade e transdisciplinaridade como pilares epistemológicos para geração de construtos, saberes e práticas na formação pedagógica dos professores.”

Pretendo nesse percurso aplicar os conhecimentos e habilidades que conseguir alcançar construindo uma proposta de trabalho para formação continuada de professores, da UEL, que possibilite ganhos concretos e significativos para a prática de ação docente e consequentemente para os estudantes, busco retribuir de alguma forma todo o investimento pessoal, institucional e da União em minha formação acadêmica e formação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e do serviço público, ao qual faço parte, como servidora.

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