Iniciei meus estudos no Mestrado em Educação em 2014 e os conclui em dezembro de 2015. Participei do processo de seleção nesse Programa strictu sensu, pois soube por amigos que seria muito enriquecedor no que concerne ao conhecimento de metodologias. Optei pela linha 2 núcleo 2, ação docente, já que tinha interesse em contribuir nesse sentido com a escola na qual trabalho.

Minha graduação no curso de Letras possibilitou o aprofundamento nessa área, entretanto, queria ampliar minha visão acerca da educação como um todo. E foi isso exatamente que o Programa de Mestrado em Educação me possibilitou e possibilita aos demais estudantes, uma imersão no campo das políticas educacionais, da história da educação, do pensamento filosófico que embasa os estudos dessa área, pela formação docente, pelo conhecimento das especificidades dos alunos que dificultam a aprendizagem, das pesquisas que demonstram os avanços da educação, bem como, os percalços existentes e os desafios para a melhoria da educação aos pesquisadores.

Ao tornar-me pesquisadora em educação, pois é esse o objetivo maior do Mestrado em Educação, passei a desconfiar sempre, do cenário no qual nos apresentam, pois é preciso fundamentos filosóficos, epistemológicos dentro de qualquer discurso para que esse seja justificado. Creio que esse ensinamento venho multiplicando dentro do colégio no qual atualmente sou gestora com professores e alunos. Ao abrir o campo de visão dos estudantes do programa, novas sementes são plantadas, e dessa forma a pesquisa aos poucos colhe bons frutos.

Além desse olhar mais aguçado ao contexto histórico-social da educação, o Programa me possibilitou, pelos conhecimentos que obtive e por outros que busco, já que o pesquisador se constitui como um ser incansável pela busca por respostas e levantamento de questões, realizar formação teórica com professores na linha de pesquisa da qual tenho maior conhecimento e participar de banca de avaliação de trabalhos na especialização. Vale salientar que a formação continuada de professores é uma necessidade no ambiente escolar, saturado pela praticidade e por metodologias distantes das necessidades dos atuais estudantes.

Ao mesmo tempo que o Programa contribui com a formação dos estudantes, ele exige a produção do conhecimento, com o apoio integral dos docentes que participam do Programa e nos atendem com cordialidade, sapiência, humildade e respeito, qualidades que valorizo e que tornam o corpo docente e o próprio Programa nota 1000. Com esse incentivo consegui participar de muitos eventos e disseminar as pesquisas desenvolvidas dentro do Programa, seja na participação das disciplinas, dos grupos de Pesquisa e da própria dissertação.

×

(43) 3371-4071

ppedu@uel.br

Campus Universitário Cx. Postal 10011 Londrina PR 86.057-970 Brasil