Profa. Dra. Katya Luciane de Oliveira. PPEDU e PPGPSI – Universidade Estadual de Londrina
Profa. Ms. Francielly Nascimento. Doutoranda em Educação no PPEDU – Universidade Estadual de Londrina.

Por meio do emprego de estratégias de aprendizagem autorreguladoras no momento do estudo, o aluno pode aprimorar seus conhecimentos, de modo a obter uma maior significação dos conteúdos aprendidos. Dessa forma, uma aprendizagem significativa permite ao aluno a ampliação de sua visão de mundo e, consequentemente, colabora para a formação de uma consciência formativa e responsiva em relação ao próprio aprendizado.

Poquando aprender saiu de moda 1r essa via o protagonismo do estudante no próprio processo de aprender se configura como formativo para a consolidação da identidade estudantil desse aluno. Sob essa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEDU, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia- PPGPSI da Universidade Estadual de Londrina, por meio da docente Katya Luciane de Oliveira e da doutoranda Francielly Nascimento, efetivou uma palestra para discentes do primeiro ao terceiro anos do ensino médio, do Colégio de Aplicação da UEL.

Nessa atividade de inserção social na educação básica foi possível trazer para esses alunos uma visão do quanto a leitura e o estudo estratégico e autorregulado ainda se constituem em atividades salutares para o sucesso acadêmico. Essa atividade de inserção social na comunidade visa uma ação dialógica entre os conhecimentos acadêmicos produzidos no PPEDU e no PPGPSI e o campo prático que faz uso desse conhecimento, no caso da presente atividade, alunos do ensino médio foram beneficiados. Posto isto, novas atividades estão previstas, na qual docentes e discentes do PPEDU e do PPGPSI partilham os conhecimentos produzidos em seus muitos grupos de pesquisas dos respectivos Programas.

quando aprender saiu de moda 3