A democracia não é um tema novo. Práticas e ferramentas democráticas foram inventadas, reinventadas e disseminadas em diferentes momentos e lugares na história da humanidade. Porém, é certo que, desde a Grécia Antiga, a luta democrática sempre envolveu discussões entre desiguais.

Consoante afirma Benevides (1996, p. 225), a concepção moderna de democracia comporta princípios fundados “[...] na soberania popular e no respeito integral aos direitos humanos”. Coloca, como grandes desafios para uma vida democrática, a educação política e a formação cidadã. Desse ponto de vista, educação e democracia constituem um todo indissociável. A educação, como ato político, deve capacitar as pessoas para a solução dos problemas sociais por meio de relações democráticas e humanizadoras. A democracia, construção histórico-social, demanda conhecimento da coisa pública e participação na vida social, donde a indissociabilidade entre ambas.

Esses são alguns questionamentos que sintetizam e orientam o debate do VI Colóquio Internacional de Educação da Unoesc que tem como tema “Democracia em tempo de crises”. O evento tem por finalidade ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e da educação superior e pesquisadores da área da educação e afins sobre a necessária indissociabilidade entre educação e democracia e os enfrentamentos necessários para que a educação se constitua, efetivamente, em um direito público e subjetivo de todo cidadão.

Mais informações: