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A doutoranda Andressa Cristina Molinari, do programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes, teve seu projeto aprovado pela CAPES para doutorado sanduíche na Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, com a proposta de investigar o desenvolvimento docente em contextos de internacionalização do Ensino Superior.

A pesquisa é orientada pela professora pós-doutora Sandra Aparecida Pires Franco, com pesquisas significativas na linha de Ação Docente do programa. Andressa será co-orientada pelo Professor pós doutor Peter Smagorinsky, do “College of Education” da Universidade destino.

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Thatiana Helena de Lima ministrará o workshop "Estatística em Ciências Humanas: análises exploratórias" no dia 11 de junho de 2019, para professores do programa de pós-graduação Educação.

Thatiana é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia, com ênfase em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. Professora da graduação e pós-graduação na Universidade Federal da Bahia.

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A Fundação Carlos Chagas lançou em 2018 edital para financiar projetos de pesquisa educacional aplicada. Recebeu 492 propostas de todo o Brasil. Desses, 14 foram classificados para receberem financiamento pelo Itaú Cultural.

Entre esses quatorze está o projeto com o tema: SUCESSO ESCOLAR: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DE CRENÇAS DE EFICÁCIA, sendo coordenadora a Prof.ª Dr.ª Roberta Gurgel Azzi, da UNICAMP. O projeto tem como objetivos: (1) fazer um amplo diagnóstico dos níveis de eficácia percebida por estudantes das séries finais do ensino fundamental público, (2) demonstrar as fontes da variação de autoeficácia entre alunos e escolas, e por fim, (3) apontar recomendações que propiciem o fortalecimento das crenças de autoeficácia acadêmica para que sejam testadas de forma causal.

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Na última quinta-feira, 05 de setembro de 2019, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina elegeram por unanimidade a mestranda Ana Carolina Leonor.

Ana Carolina é formada em História pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente é bolsista CAPES do programa.

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Entrevista com a professora do PPEdu, Drª. Adriana Regina de Jesus, realizada pelo jornalista Leonardo Valle do Instituto NET Claro Embratel, a respeito da pesquisa desenvolvida.

A transição da educação infantil para os primeiros anos do ensino fundamental pode ser brusca para os alunos. Pensando nisso, a doutora em educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Adriana Regina de Jesus, foi a campo ouvir o que os estudantes de 4 a 10 anos achavam da escola.

As pesquisas foram realizadas em um colégio estadual de Londrina (PR) e mostraram diferenças entre as duas etapas de ensino. Enquanto, na faixa etária de 4 a 6 anos, a escola era vista como um espaço de brincadeira, ludicidade e descobrimento, crianças de 6 a 10 anos a entendiam como um local sem nenhum encantamento.

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