O Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sul), instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd na região, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS), anunciam a Reunião Científica da Regional da ANPEd – XII ANPEd-Sul, a realizar-se de 23 a 26 de julho de 2018, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre/RS.

O tema desta ANPEd-Sul2018 – EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê? – revela nossas preocupações e compromissos.

Estamos confiantes de que este tema há de ser atentamente considerado nos trabalhos a serem submetidos pela comunidade acadêmica associada; e que as conferências de abertura e encerramento nos trarão momentos de aprofundamento das reflexões sobre a conjuntura atual e o projeto de sociedade e educação que historicamente nos congrega.

Além das duas conferências e das atividades nos 22 (vinte e dois) eixos temáticos, a programação contará com 4 (quatro) mesas de debates, em plenário, sobre os subtemas:

• Avanços e Retrocessos na Educação Básica
  • (Des)valorização das/os profissionais da educação: a formação e as condições de trabalho em xeque
  • Pluralismo democrático na educação: entre desigualdades, diferenças, resistências e protagonismos (por dentro da escola)
  • Educação Superior: tempos de disputa?!

Convidamos todos os associados e interessados a explorar as informações já disponíveis neste portal, alertando que estará em contínuo desenvolvimento e atualização. Portanto, voltem a consultar cada área com frequência. Seu propósito é divulgar mais amplamente as principais informações sobre o evento, as inscrições e a submissão de trabalhos, assim como indicações sobre Porto Alegre e as possibilidades de alojamento e cultura, de modo que a comunidade de pesquisadores, professores e estudantes na área de Educação possa com antecedência preparar-se para participar e, assim, contribuir para o fortalecimento acadêmico-científico e o projeto nacional de educação.

Mais informações: