O Simpósio Internacional Processos Civilizadores (SIPC) é realizado desde 1996, quando teve a sua primeira edição na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e depois foi organizado por instituições nacionais (UNIMEP, UFPR, UNESP, UFPB, UFPE, UTFPR, UFGD, UFES) e estrangeiras (UBA-Argentina, UNC-Colômbia, UNAM-México).

Após dezesseis edições realizadas tem-se um evento internacional consolidado e reconhecido pela comunidade acadêmica e pela Fundação Norbert Elias – localizada na Holanda. O 17º SIPC será promovido em 2018 pelo Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores e pelo Laboratório de Estudos do Império Português, mediante uma parceria interinstitucional entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O 17º SIPC reunirá pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que tomam como referência, em seus estudos e pesquisas, a Teoria dos Processos Civilizadores e a Sociologia Figuracional de Norbert Elias e suas interfaces com outros interlocutores teóricos e outras áreas de conhecimento. O Simpósio tem como temática geral os “processos figuracionais históricos, políticos, sociais e educativos”.

Esperamos recebê-los com o nosso melhor no 17º SIPC! UEL, Londrina/PR – Brasil. 2018.

Mais informações: