Com muita alegria apresentamos a obra “TRAVESSIAS LUSO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA”, organizada pela prof. Dra. Cassiana Magalhães, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, juntamente com a Prof. Dra. Ana Artur da Universidade de Évora - Portugal.

O livro tem o mesmo nome do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq desde 2018.

A metáfora da viagem, embora comum, é sempre oportuna, quando queremos falar sobre um caminho, sobre um percurso realizado por alguém. A obra é um produto cultural, resultado de diálogos entre profissionais brasileiras e portuguesas.

O presente livro está organizado sob a forma de capítulos que relatam experiências e investigações diversas e multifacetadas, que abordam e documentam práticas educativas na Educação Infantil no Brasil ou, como se diz em Portugal, na Educação de Infância, o que abrange a Creche (0 aos 3 anos) e Jardins de Infância (3 aos 5 anos). Esta coletânea de textos assume assim uma dimensão mais ampla que nos revela conhecimentos emanados da pesquisa e da reflexão aprofundada das autoras sobre o foco das suas temáticas.

Os desenhos da capa foram produzidos por crianças do Brasil e de Portugal, identificadas na ficha catalográfica.

Entendemos, enquanto organizadores do livro, líderes do grupo de pesquisa, que mais importante que a chegada ao nosso destino é o caminho percorrido. Nesse sentido, as travessias permitiram momentos de partilha e muitas aprendizagens.

Desejamos aos leitores uma ótima viagem. Não é um guia, um roteiro pronto. É apenas o registro/memória de um grupo de pesquisadoras que se aventurou em terras Luso-Brasileiras.

Ana Artur – Universidade de Évora - Portugal
Cassiana Magalhães – Universidade Estadual de Londrina – Brasil