Escolas em quarentena: o vírus que nos levou para casa” é um ebook organizado pela Profa. Sandra Regina Ferreira de Oliveira e conta com a autoria de estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UEL, vinculados ao Grupo de Pesquisa História e Ensino de História (CNPq).

“Nunca mais seremos os mesmos depois que tudo isso passar” foi a expectativa exposta por uma integrante do grupo, um “será?” descrente foi a resposta de outra.

O que se coloca entre uma questão e outra é, precisamente, a travessia. Sobre a travessia de cada um que os dezenove capítulos que compõem este livro foram escritos. São histórias sobre quem somos e o que estamos a fazer em meio à pandemia.

Relatamos o que se altera, ou não, em nossos cotidianos profissional e pessoal com o isolamento social e destacamos quais os principais desafios que estamos a enfrentar. No que se refere à escola, à educação escolar, trazemos as diferentes vivências de cada um de nós, uns na função de propositores, outros na função de executores, uns poucos na função de observadores, mas todos com o ímpeto investigativo de querer entender, dissecar, analisar tudo o que está a acontecer. Como e por que tomamos tais caminhos, não outros?

Quais as situações vivenciadas nesse processo de adentrar as casas, as rotinas familiares? Quais são os resultados alcançados e o que eles nos comprovam? O que podemos aprender com tudo isso no sentido de ser e de fazer a escola? Queremos, de verdade, ser uma escola diferente? Essas e outras perguntas são lançadas neste livro para serem respondidas no dia vindouro depois que tudo isso passar. (Por Sandra Oliveira)

Baixar gratuitamente o ebook